SOBRE O PROJETO

Arquitetura Sustentável é um assunto em pauta em todo o mundo: a cada dia surgem novas obras com conceitos inovadores, engrossando os debates sobre o que realmente é ser sustentável. As certificações surgem então para nortear estas obras, regulamentando o impacto ambiental de uma construção e permitindo a definição dos parâmetros que a tornam menos impactante e mais rentável.

No atual panorama, as obras certificadas ficam limitadas aos grandes centros urbanos. Ainda não vemos construções ambientalmente responsáveis nas cidades do interior, seja no Brasil ou mesmo no mundo.

Diante deste cenário, surge o desafio de desmistificar a arquitetura sustentável e fazer a inclusão de outros conceitos e formas de aplicação para as certificações ambientais. Trazer esta realidade para cidades de médio e pequeno porte, mostrando à população as vantagens desta nova postura de construção, torna-se então a nossa missão.

Eis que a parceria comercial de algumas empresas do interior de Minas Gerais acabou por criar uma oportunidade única: construir a primeira obra com certificação ambiental no interior do estado. Para esta obra foi proposta a certificação LEED, em sua nova versão, v4. Esta é a mais difundida no mundo e, atualmente, a mais restrita no Brasil.

A edificação tem sua locação na cidade de Governador Valadares, polo regional com aproximadamente 275 mil habitantes, caracterizando uma cidade de médio porte. O município apresenta diversos desafios interessantes: é conhecido pelas altas temperaturas durante todo o ano; faz sua captação de água de apenas uma fonte, o Rio Doce; sua topografia favorece alagamentos e inundações em épocas de cheia do rio, e passa por longos períodos de estiagem, que constantemente comprometem o abastecimento de água da população.

A empresa proprietária da edificação – Controle Prestação de Serviços – coloca mais algumas questões determinantes para o projeto: o terreno fica em uma área residencial, portanto é imperativo que a sua sede possa ser convertida em edificação residencial. Para tanto, seu tamanho deverá ser compatível com as edificações do entorno, bem como sua proposta visual.

A partir de todos estas condicionantes, nasce o CONCEITO do projeto: uma casa sustentável, que empregue o uso de recursos renováveis e tecnologias de geração/reutilização de recursos, que tenha um bom comportamento térmico e, assim, menor custo de conservação e maior conforto aos usuários. Agora, tudo se resume à materialização desta obra sem que o seu custo final inviabilize o empreendimento.

Um empreendimento sem precedentes, o primeiro a buscar a certificação LEED na versão 4 no Brasil. O edifício é um exemplo para edificações de pequeno porte em todo o território nacional, tendo inclusive a divulgação livre e irrestrita dos resultados alcançados no projeto, através de um site próprio e de um programa educacional de visitação.

Assim nasceu o Espaço LarVerdeLar. Do rio que deu vida à cidade, patrimônio natural incontestável, vem o simbolismo da nossa pretensão de trazer à Governador Valadares uma nova forma de tratar seus preciosos recursos naturais.

Estratégias de Sustentabilidade