Project Description

USO RACIONAL DE ÁGUA

Água potável, própria para o consumo, é um recurso cada vez mais escasso e, consequentemente, mais caro. Por isso, foram estabelecidas estratégias para redução do consumo de água divididas em 4 etapas:

1) Consumo interno de água;

2) Demanda de água para irrigação;

3) Monitoramento detalhado e preciso do consumo durante a operação do edifício;

4) Busca por uma fonte alternativa de água, para minimizar o consumo de água potável, pois esta pode ser considerada uma água nobre, que houve demanda de energia para ser tratada.

Assim, o projeto contemplou a captação de água de chuva para abastecer os vasos sanitários e a irrigação.

A economia de água interna prevista é de 59%, dado obtido pelos simulações e cálculos feitos para a certificação LEED v4. O modelo de referência do LEED v4 considera que este projeto teria um consumo anual médio de 48.312 L/ano para o uso de vasos sanitários, torneira e chuveiros. Com o uso de equipamentos sanitários de baixa vazão e o aproveitamento de água de chuva para os vasos sanitários, o consumo de água previsto passou para 19.897 L/ano.

Outro ponto sensível no projeto é a irrigação da vegetação proposta. Através das decisões de projeto, foi possível chegar a uma redução da demanda de água prevista para irrigação de 80%. Assim como no consumo interno, o dado obtido também se apresentou após as simulações feitas para a certificação LEED v4. O modelo de referência, neste caso, considera que uma área de paisagismo com dimensões de 138 m² irá consumir em média 106.188 L/ano. Com a escolha de espécies vegetais que necessitam de pouca água, utilização de sistema de irrigação por gotejamento e aproveitamento de água de chuva, o consumo de água previsto será de 21.033 L/ano.

Para que haja uma gestão adequada do consumo de água de chuva, o projeto prevê a instalação de 5 hidrômetros. Com esta proposta, será possível realizar a medição do consumo de irrigação, vasos sanitários, água quente e torneiras, todos de maneira individualizada. Além de possibilitar a observação do consumo geral, este sistema também favorece a identificação de falhas e vazamentos no sistema, acelerando a sua manutenção.

Paisagismo

O principal critério para a elaboração do projeto paisagístico foi a utilização de espécies vegetais adaptadas às condições locais em que serão inseridas. Tais espécies exigem poucos cuidados, tanto no consumo de água, quanto na baixa manutenção em seu dia-a-dia. A sua boa disponibilidade no mercado local também foi determinante nesta escolha.

É importante ressaltar que neste projeto evitou ao máximo o uso de forração com grama, justamente por este tipo de planta consumir muita água e exigir muita manutenção. Dos 138 m² de vegetação, apenas em 9 m² optou-se por utilizar grama, na área de manuseio da horta urbana.

Irrigação

Para alcançar o máximo a eficiência durante a irrigação, optou-se por um sistema subterrâneo, evitando assim a perda de água por evapotranspiração e promovendo máxima absorção de água pelas raízes das plantas. Além disso, para que não haja excesso ou escassez de água durante a rega, o sistema de irrigação é automatizado. Por meio de um sensor de chuva e uma central de controle, o consumo de água só ocorre quando a planta necessita de água.

Louças e Metais

Foram escolhidos louças e metais de baixa vazão, as melhores opções disponíveis no mercado.

Medição e Monitoramento

Através de sistema dotado de 5 hidrômetros, o monitoramento do consumo de água será realizado por setor, o que faz com que a análise deste consumo seja mais ampla e detalhada.

A fim de incentivar estas práticas e divulgar os bons resultados do projeto, todos os dados obtidos no monitoramento do consumo estarão disponíveis ao público através do site oficial do projeto, atualizados regularmente.

H0 = Consumo total de água potável do edifício (Medição na entrada, pela Concessionária)

H1 = Consumo total de água para irrigação

H2 = Consumo total de água para vasos sanitários

H3 = Consumo de água potável em periodos de estiagem

H4 = Consumo de água quente para chuveiros

H1+H2-H3 = Consumo total de água de chuva

H0-H3-H4 = Consumo total de água para torneiras e chuveiros

H1+H2+H0-H3  = Consumo total interno de água

Estratégias de Sustentabilidade